O que é um orçamento de custos de obra?

A primeira vista, o orçamento de obras ou orçamento de custos de obra é o conjunto de documentos, obtido através de levantamento de quantitativo da obra que visa determinar os gastos para a execução de uma obra. Englobando custos desde compra de terreno a entrega final para o proprietário.

Bem como, é feito a partir dos projetos arquitetônicos, estruturais e complementares da edificação e memorial descritivo. De forma a detalhar todo e qualquer custo envolvido direta ou indiretamente no empreendimento.

 

Orçamento de Custos de Obra: Custos diretos e indiretos de uma obra

Os custos diretos são previstos em projetos, em relação a material, mão de obra e a construção propriamente dita. Aqui também fazem parte do custo de terreno, rateio, documentação, companhia de água e emolumentos gerais incluído cartório. Já os custos indiretos, são mais difíceis de prever, pois eles não afetam diretamente o projeto ou a obra. Entretanto exercem sua influência sobre o valor da obra e do projeto de forma indireta.

Logo depois, são incluídas consumo de energia e água, gastos com telefone, custo de transporte, pagamento de mão de obra terceirizada, equipamentos, salários, seguros além de despesas tributarias, administrativas e BDI.

É importante salientar que o BDI, conforme o acórdão n. 2.622/2013 do Plenário:

A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra. Custos diretamente relacionados com o objeto da obra, passíveis de identificação, quantificação e mensuração na planilha de custos diretos (administração local, canteiro de obras, mobilização e desmobilização, dentre outros), não devem integrar a taxa de BDI. (TCU, Acórdão nº 2.622/2013, Plenário.)

  Nesse sentido, quando se tratar de um imóvel para venda, também deverá ser contabilizado outros fatores como, corretagem (4 a 6% sob o valor de venda), tributo de venda (em torno de 7,3% variando de empresa para empresa), taxa de lucro imobiliário (15%).

 

Planilha para venda

Sendo assim, no caso de a planilha ser feita para venda, acrescentar o lucro sob o produto, que nada mais é do que a remuneração que se deseja ter com a obra. Dessa forma, entende-se que Custos Diretos + Custos Indiretos + Lucro = Valor Final.

 

Recomendações de subcategorias para uma planilha de orçamentos de obra

  • Serviços Preliminares
  • Infra Estrutura
  • Super Estrutura
  • Cobertura
  • Revestimento
  • Outros

 

Atualização de preços constante

Dessa maneira, uma recomendação frequente que elencamos a nossos clientes é que com o passar do tempo alguns materiais tem seu valor reajustado de tempos em tempos e para manter os preços atualizados é importante revisar os orçamentos antes do início da obra, para deixar o mais próximo possível da realidade. Frequentemente, é possível rever os preços atualizados pela Sinapi.

 

Credibilidade de um orçamento de obras

Em suma, o orçamento feito por um profissional especializado na área, pode variar de 5 a 7% ao realizado.

Obs: Certamente, É importante lembrar que a maior taxa de incidência em divergências orçamentarias é na fase de acabamento, por sofrer inúmeras alterações no quesito geralmente por escolhas posteriores do proprietário que costuma participar ativamente nessa fase de escolha de pisos, revestimentos, metais e louças.

 

Quer fazer seu orçamento de obras detalhado?

 

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram.

 

Contate-nos aqui!

 

Solicite um orçamento


    A LU Engenharia precisa dos dados fornecidos neste formulário para responder sua solicitação. Você pode deixar de receber essas comunicações quando desejar. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

    WhatsApp