dezembro 1, 2020, em: alvenaria de vedação, alvenaria estrutural, construção civil, fissura, manutenção obra, obras

 

Se você chegou até aqui é porque está interessado em entender melhor sobre o projeto estrutural. Provavelmente busca uma solução para realizar o sonho de um novo imóvel. A L.U. Engenharia tem o compromisso de tirar todas as suas dúvidas antes de você contratar qualquer serviço.

O que é projeto estrutural?

A estrutura de uma obra é composta por vários elementos, como vigas, pilares, lajes e fundações. É ela a responsável por manter um edifício em pé. O projeto estrutural é o planejamento desta estrutura, feito através de inúmeros cálculos.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o projeto estrutural seria o planejamento do peso e distribuição dos ossos, o que permite que este corpo se sustente.

Para que serve o projeto ?

O projeto estrutural é não só uma forma de otimizar o tempo, mas também de economizar com a obra. Ele determina, por exemplo, a quantidade exata que você vai utilizar de aço e concreto, a partir das diretrizes estabelecidas no próprio projeto, como dimensões de fundações, pilares, vigas e lajes. O projeto também indica a quantidade adequada de materiais a ser comprada em cada fase da construção. Dessa forma, evita-se excessos e gastos desnecessários.

O que é o traço?

O traço é a indicação correta da quantidade proporcional de materiais que serão utilizados para a preparação dos elementos estruturais. Nada mais é do que uma medida, estabelecida no projeto estrutural, que deve ser seguida para que não haja consumo desnecessário de material, e/ou danos na estrutura.

O exemplo mais comum de traço é o de concreto. Apesar do concreto ser sempre composto por cimento, areia, agregados graúdos (pedras) e água, a dosagem destes materiais é diferente para cada situação. A indicação desta dosagem é o chamado traço.

Ainda é comum encontramos profissionais dizendo que usaram uma quantidade acima do indicado de cimento para deixar mais firme uma determinada estrutura de concreto. Mas a fração extra de cimento, além aumentar a espessura de uma estrutura, provoca um excesso de cargas nas demais.

Existem diversos casos onde o aumento do uso do cimento causa microfissuras, ou tira a homogeneidade da massa. Em outros, o aumento da areia diminui a resistência da massa, e causa até mesmo trincas. Há também situações em que o excesso de cal, ou cal liquida (Vedalit), gera manutenções futuras, uma vez que as reações causadas pelo excedente podem provocar, por exemplo, deslocamentos e desplacamentos em revestimentos externos.

Portanto, sempre indica, dentro de seus projetos, o traço necessário para as estruturas a serem construídas.

Afinal, qual o preço de um projeto estrutural?

O cálculo estrutural, ou projeto estrutural, custa em torno de 0,5% do valor total da obra, podendo varias de acordo com seu grau de dificuldade. As particularidades do projeto arquitetônico influenciam neste preço. Exemplos destas particularidades são os materiais escolhidos, ou ainda se a construção é térrea ou predial, se há a adição de piscina e muro de arrimo, entre outros. A localização, ou região do país, onde o projeto será implementado também é um fator a ser levado em consideração no valor final.

Na atual conjuntura, o preço deste tipo de projeto varia de 12 a 15 reais por metro quadrado (m²).

Vale a pena fazer o projeto estrutural?

Sim, vale muito a pena!

            Os motivos para isso são:

  • Garantia de estrutura e estabilidade da obra perante ao CREA;
  • Existência de um responsável técnico em caso de problemas estruturais;
  • Economia na parte executiva da obra;
  • Planejamento do tempo para execução da obra;
  • Definição de melhor sistema custo benefício para cada caso;
  • Controle da quantidade e do uso de material pelos pedreiros;
  • Compatibilização de projeto arquitetônico;
  • Posse de um raio X da obra, para futuras ampliações ou reformas;
  • Maior credibilidade e valor agregado em caso de venda futura do empreendimento;
  • Facilidade em futuras manutenções, seja em partes estruturais, hidrossanitárias ou elétricas.

Precisa orçar um projeto estrutural, projeto de fundações ou qualquer projeto complementar? Clique aqui.

Quer entender melhor o que deve ser considerado para o projeto de fundação residencial? Clique aqui.

Gostaria de conhecer nosso escritório? Clique aqui.

Acesse nosso blog para conhecer mais sobre construção.

Já conhece nosso perfil nas redes socias? Estamos no Instagram e no Facebook.

 

WhatsApp